Apresentação

Nos últimos anos estão acontecendo mudanças radicais no âmbito contábil. Com o grande número de órgãos interessados nas informações que a contabilidade tem a oferecer, houve um avanço dos métodos e possibilidade de comprovação destes lançamentos contábeis.
A partir do tema “A Contabilidade no Século XXI”, aqui se propõe uma análise da Contabilidade e da Tecnologia, em que se buscará mostrar a evolução que o ambiente contábil vem sofrendo com o passar dos anos, possibilitando avaliar aspectos inerentes ao uso das novas tecnologias no cotidiano dos antigos e novos profissionais. O profissional da área contábil tem que acompanhar tais evoluções e, sendo assim, dedicar-se à formação continuada e até mesmo ser um constante autodidata, para melhor fazer o seu trabalho, compreendendo a tecnologia que cerca esse panorama de mudança. Dessa forma, toma-se como objeto de estudo as implicações da relação entre contabilidade e inovação tecnológica e a adaptação do contador a este novo cenário.
Assim sendo, esta pesquisa quer destacar como objetivo principal estudar como a contabilidade e seus avanços tecnológicos contribuem para a redução de altos índices de sonegação e usos ilícitos da contabilidade, onde Estado e entidades interessadas analisam as informações prestadas, consideradas as mudanças no cotidiano do contador, o preparo e a adequação a esse novo cenário.
Para tanto, o intuito é levantar informações das mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos; discutir como o avanço da tecnologia na contabilidade propicia a redução dos índices de sonegação; conhecer o panorama do novo ambiente contábil, possibilitando avaliar aspectos inerentes ao uso das novas tecnologias no cotidiano dos antigos e novos profissionais, verificando a responsabilidade do contador no mundo digital; bem como analisar a preparação e adequação do profissional contábil às várias mudanças tecnológicas que vêm acontecendo.
Esta proposta, além de servir de ferramenta de conhecimento aos futuros responsáveis no auxílio a decisões gerenciais, o que significa uma participação ativa e efetiva do novo profissional contábil face este novo ambiente, serve também de base para pesquisas futuras de outros cursos, temas, estudantes, contribuindo não só para o crescimento de empresas e o desenvolvimento do país, mas principalmente à formação pessoal, humanística e social do acadêmico.
Este anteprojeto, portanto, trata-se de uma proposta de análise do direcionamento da Contabilidade, partindo do princípio de que hoje a tecnologia é parte intrínseca da vida diária, contribuindo a informações mais precisas e a exigências específicas em cada vez menos tempo. Assim, pergunta-se: 

Como os avanços tecnológicos contribuem para a contabilidade, consideradas as mudanças no cotidiano do contador, o preparo e adequação a esse novo cenário?

Um comentário:

  1. Os avanços tecnológicos podem favorecer em todos os sentidos. Sejam nos sentido de evitar sonegações ou sejam no sentido de possibilitar a informação em tempo hábil, é possível verificar que, em ambos os casos, a tecnologia favorece no sentido de viabilizar o processo de tomada de decisão.
    Assim, verifica-se que as decisões agilizam os resultados e, consequentemente, exigem cada vez de seus colaboradores.

    ResponderExcluir