Aspectos Metodológicos


A partir dos propósitos pré-definidos para realização da pesquisa, os aspectos metodológicos envolvidos no processo são:

·      Sujeito da pesquisa: as implicações da relação entre contabilidade e inovação tecnológica e a adaptação do contador a este novo cenário;

·      Método de coleta de dados: Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Eletrônica;

·      Tratamento dos dados: análise exploratória e qualitativa entre períodos de tempo da evolução da contabilidade através de gráficos, ilustrações etc.;

·      Procedimentos de Pesquisa: questionário com profissionais experientes na área para falar, a respeito das mudanças percebidas na prática cotidiana da contabilidade, construção do Blog Acadêmico G8, em interdisciplinaridade com Contabilidade Geral, Teoria Geral da Administração, Sociologia e Leitura e Produção de Texto.



Instrumento de Pesquisa            

Segue abaixo o Instrumento de Pesquisa utilizado: A fim de conhecer sua opinião sobre como a contabilidade e seus avanços tecnológicos contribuem para a redução de sonegações e seus usos ilícitos, quais as mudanças no cotidiano do contador, e qual deve ser o preparo e a adequação a esse novo cenário responda as perguntas a seguir. Sua opinião é muito importante.

1. No contexto de avanço tecnológico quais foram às mudanças que mais impactaram a contabilidade?

2. Em sua opinião, o que as inovações tecnológicas trazem de benefícios para o contador?

3. Em sua opinião, o que as inovações tecnológicas trazem de para as empresas?

4. Os softwares que surgiram na contabilidade, no último século, foram importantes para o trabalho do contador? Explique.

5. A contabilidade tem conseguido acompanhar as inúmeras implantações de sistemas (NF-e – Nota Fiscal eletrônica, SPED – Sistema Público de Escrituração Digital)?

6. Com tanta evolução e praticidade ocorrendo no dia-a-dia da contabilidade, a profissão do contador pode ser extinta? Sim ou Não.

7. A atualização do novo profissional contábil se torna indispensável. Em sua opinião, o que deve ser feito para que isto seja alcançado?

8. Em sua opinião, que perfil de contador o mercado atual procura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog