Sintese da Pesquisa

Contabilidade e Tecnologia: Rumo ao Futuro propõe uma análise da Contabilidade e da Tecnologia, em que se busca mostrar a evolução que o ambiente contábil vem sofrendo com o passar dos anos, possibilitando avaliar aspectos inerentes ao uso das novas tecnologias no cotidiano dos antigos e novos profissionais.


Assim sendo, ao destacar como objetivo principal estudar como a contabilidade e seus avanços tecnológicos contribuem para a redução de altos índices de sonegação e usos ilícitos da contabilidade, levantaram-se informações a respeito, a partir de pesquisa bibliográfica e eletrônica, análise comparativa e entrevista com profissionais experientes.


Buscando responder como os avanços tecnológicos contribuem para a contabilidade, consideradas as mudanças no cotidiano do contador, o preparo e adequação a esse novo cenário, verificamos que a informação por meio digital é algo que modificou e modificará ainda mais a forma de trabalhar. As inovações aprimoram a organização e é benéfica para grande parte dos contadores, apesar da rapidez com que exigem adaptação e quebra de paradigmas.


Como um novo marco na história da contabilidade, assim como foram às inscrições da Idade da Pedra ou o Método de Partidas Dobradas, os softwares que atualmente surgiram na área são parte vital para o trabalho de todo os processos contábeis. São eles, hoje, os responsáveis por armazenamento das informações de cada empresa, gerando impostos, calculando folhas de salários e os coadjuvantes no processo de informar Estado e demais órgãos das movimentações ocorridas em determinado período, propiciando, de fato, a redução dos índices de sonegação.


Nesse sentido, ao se buscar conhecer o panorama do novo ambiente contábil, avaliando o uso das novas tecnologias no cotidiano dos antigos e novos profissionais, bem como sua preparação e adequação a essas mudanças, verificou-se que o processo de transição e as implantações que ele implica fazem que a contabilidade exija-se acompanhar esses avanços tecnológicos, bem como fomentar a essencial e constante busca de especialização por parte do profissional, responsável por disseminar as mudanças ocorridas e que estão por ocorrer. Ele não só deve ser capaz de gerir informações e atuar eficientemente nas operações fiscais como, ao analisar o patrimônio de determinada empresa, trazer à luz seus erros ou melhores estratégias para diminuir gastos, ou investir, ou aumentar lucros etc. Sendo assim, com atualização indispensável, o novo profissional contábil ou a profissão exigem cada vez mais criatividade, flexibilidade e aprimoramento constante. 


O mercado mais competitivo exige um profissional aberto a todas as áreas, com maior, ou melhor, qualificação que a de seus antecessores, utilizando-se da tecnologia a seu favor, profissional que as instituições educacionais vêm formando, nos últimos anos, para quem o futuro está cada vez mais presente.

Portanto, os avanços tecnológicos contribuem de forma benéfica para a contabilidade e o desenvolvimento de suas atividades e profissionais. Assim como toda mudança, a inserção de novas ferramentas tecnológicas nesse ambiente causa transtornos, porém, após um período de adaptação, de prática e atualização, veremos que contabilidade e contador, em seu novo papel no processo de tomada de decisões, propiciam o crescimento das empresas e o desenvolvimento do país, rumo ao futuro.


A análise que se faz desse novo direcionamento, é a de que, hoje, a tecnologia é parte intrínseca da vida diária, contribuindo com a Contabilidade com informações mais precisas e profissionais capacitados a atender às exigências específicas das organizações, ao enxergar a inovação tecnológica como uma grande aliada da prática contábil.